terça-feira, 12 de setembro de 2017

ROSÁCEA - Entenda a Rosácea, Sua Fisiopatologia e Tratamento com Dermocosméticos

Apesar do reconhecimento universal, a rosácea permanece como um tópico controverso em dermatologia, principalmente em virtude de sua patologia incerta e de grande variação clínica. Os médicos e o público em geral podem facilmente identificar o rosto vermelho típico de rosácea; entretanto, uma confusão se estabelece quando o fotodano, dermatite perioral, acne pós-adolescência e uso excessivo de esteroides tópicos estão presentes ou simulam a rosácea.
A rosácea é caracterizada pelo eritema na parte central da face e que persiste por meses ou anos. As áreas convexas do nariz, bochechas, queixo e testa são mais afetadas. As características primárias da rosácea, que podem ser observadas, mas não são necessárias ao diagnóstico, incluem vermelhidão/flushing, pápulas, pústulas e telangiectasias.

As características secundárias incluem queimação e sensação de picadas na face, edema, placas eritematosas, aparência seca, rinofima, vermelhidão periférica e manifestações oculares.

Os subtipos de rosácea foram definidos, provisoriamente, pelo Comitê de Experts da Sociedade Nacional da Rosácea (NRS), em 2002, e inclui os seguintes subtipos: eritematotelangiectásico, papulopustular, fimatoso e ocular.


Classificação dos Subtipos

Subtipo1 – vermelhidão facial: (eritematotelangiectásica) onde a rosácea é caracterizada por rubor facial e persistente vermelhidão. Vasos sanguíneos visíveis também podem estar presentes;

Subtipo 2- Inchaço e espinhas: (papulopostular) onde a rosácea é caracterizada por vermelhidão, inchaço e acne;

Subtipo 3 – Espessamento da pele: onde a rosácea é caracterizada pelo espessamento da pele e alargamento, mais frequentemente, em torno do nariz. Esse tipo geralmente afeta os homens;

Subtipo 4 – Irritação ocular: onde a rosácea é caracterizada por qualquer um dos muitos sintoma oculares (olhos vermelhos, sensação de corpo estranho, queimação ou ardência, secura, coceira, sensibilidade à luz e visão turva).

Fatores Agravantes

•Luz solar, vento, calor;
• Fragilidade vascular;
• Medicamentos vasodilatadores;
• Fatores emocionais (labilidade psíquica, timidez);
• Problemas estomacais, biliares, hepáticos e hipertenção;
• Stress: liberação de substâncias vasodilatadoras pelo SNC;
• Pele fotolesada: fator predisponente;
• Demodex folliculorum: ácaro presente, mas sem papel na etiopatogenia.

Epidemiologia


A rosácea é considerada comum nas populações causasianas. Embora a maioria dos casos ocorra em indivíduos de pele clara, pessoas de descendência Africana e Asiática também podem desenvolver a alteração.

Características Clínicas

A rosácea eritematotelangiectásica (ERT) é caracterizada por eritema facial persistente e vermelhidão com telangiectasias, edema no centro da face, queimação, sensação de agulhadas, aspereza e escamação ou qualquer combinação destes sinais e sintomas. A rosácea papulopustular (PPR) se manifesta como persistente eritema central da face, como pápulas e pústulas e predominando nas áreas convexas. A rosácea fimatosa caracteriza-se por orifícios foliculares patulosos, pele engrossada, nódulos e contorno irregular da superfície das áreas convexas. A rosácea ocular pode-se desenvolver antes dos sintomas cutâneos em 20% dos indivíduos afetados.

Tratamento Dermocosméticos para Rosácea

Tartarato de Brimonidina



A Brimonidina tartarato é um agonista alfa-2-adrenérgico altamente seletivo que produz dois efeitos farmacológicos: reduz a produção de humor aquoso e aumenta o fluxo úveo-escleral resultando na redução da pressão intraocular em pacientes com glaucoma de ângulo aberto e na hipertensão ocular (1,2,6) . Atualmente tem sido estudado o seu uso off-label no tratamento de Rosácea.


Desenvolvido pela Lipotec, Telangyn™ foi concebido para minimizar os efeitos da rosácea relacionados à inflamação da pele, como a dilatação dos vasos sanguíneos e a vermelhidão. Também proporciona efeito adicional de fotoproteção celular, ajuda a diminuir a degradação do tecido, bem como a hiperpigmentação pós-inflamatória.





Alfa-bisabolol

Alfa-bisabolol é um álcool sesquiterpênico insaturado natural, obtido pela destilação do óleo de candeia (Vanilos mopsis erytropata). O óleo de candeia tem sido usado na indústria farmacêutica como veículo para certos tipos de medicação, e aplicado na pele ele impede a penetração de cercarias de Schistossoma. Com ação antiinflamatória e antiflogística e estabilidade superior à do azuleno, o alfa-bisabolol tem sido usado em produtos cosméticos em substituição a este ativo.

FITALITE – Hipoalergênico livre de parabenos


Fitalite™ é um gel-creme hidrofílico natural muito leve, que possui formulação única. Fitalite™ contém fitossomas.



Aplicações:


• Peles com dermatite • Acne e peles oleosas • Pele submetida a procedimentos dermatológicos ou cirúrgicos • Tratamento de envelhecimento e fotoenvelhecimento • Área dos olhos • Fórmulas ginecológicas Benefícios de Fitalite™ • Formulado com emulsionantes naturais e fitossomas que contêm altas concentrações de triglicérides de ácidos linoléico e oleico • Contém tocoferol, antioxidante que protege os APIs e a pele • Hidratação suave • Sensorial leve • Pode ser usado com antimicóticos e antibióticos • Por ser livre de parabenos e propilenoglicol, pode ser usado em feridas ginecológicas e casos de dor vulvar crônica, sem causar irritação.



Sugestão de fórmula para Rosácea


Brimonidina tartarato ................0,5%

Telangy......................................2,0%

Alfa bisabolol ............................3,0%

Fitalite qsp ................................30g

Aplicar 2 x ao dia.


Consulte o seu médico.e o farmacêutico para maiores esclarecimentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIETA DO GRUPO SANGUINEO